Prefeito sanciona lei que cria via gastronômica no centro de Florianópolis

Foto: Floripa Centro/ Divulgação

Foi sancionada nesta quarta-feira (5) a lei que cria via gastronômica na Avenida Hercílio Luz, no centro da Capital. A partir de agora, a realização de feiras e a utilização por parte dos bares e restaurantes do calçadão central da avenida, terão o apoio da prefeitura. Segundo a secretaria de turismo de Florianópolis o projeto tem como objetivo fomentar e criar políticas públicas para movimentar o setor da gastronomia da região.

A utilização do espaço para promoção de festas gastronômicas envolvia bastante discussão, pois bares e restaurantes colocavam cadeiras e mesas no local, o que gerava, inclusive, descontentamento por conta de moradores locais. Agora, com essa lei, o espaço terá um ordenamento por parte da prefeitura.

A via gastronômica abrange o trecho entre o calçadão da João Pinto, Rua Tiradentes, Travessa Ratcliff, Rua Victor Meirelles e Rua Nunes Machado e foi uma iniciativa da vereadora Maryanne Mattos (PL) , atendendo a uma antiga reivindicação dos comerciantes locais.

Após análise da Prefeitura de Florianópolis junto ao Ipuf (Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis), a avenida foi divida em onze lotes, de acordo com as características de cada um. Um edital de chamamento deve ser lançado na próxima semana, informou o prefeito Topázio Neto. A empresa vencedora terá que adquirir todos os lotes e deverá manter um padrão de mobiliário urbano, como mesas e cadeiras presentes no local.*

Cada lote terá um horário de funcionamento próprio, dependendo se está mais próximo ou mais afastado de uma área residencial.*

* Atualização por Gustavo Córdova




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%