O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, assinou nesta quarta-feira (9) a ordem de serviço para as obras de alargamento da praia dos Ingleses, no Norte da ilha. As obras têm previsão de término em janeiro de 2023.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A ação irá aumentar a faixa de areia de 20 para 45 metros assim que ficar pronto. A expectativa é que, com a conformação da maré, diminua para 35 metros. A área contemplada terá 2,87km de extensão e vai do Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes Foz do Rio Capivari, segundo nota da Prefeitura de Florianópolis.
O objetivo das obras é aumentar a área para as pessoas conseguirem se instalar com cadeiras de praia e guarda-sóis, assim engrandecendo o turismo na alta temporada. Porém, seus benefícios vão além do verão. Afinal, o bairro dos Ingleses é o mais populoso de Florianópolis.
Ao todo a área a ser contemplada receberá um volume de 462 mil m³ de areia, que serão retiradas de uma jazida submarina, localizada a cerca de um quilômetro de distância da orla.
O novo engordamento conta com as devidas autorizações do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através das concessões da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI). Eles se basearam no projeto executivo e nos estudos ambientais simplificados elaborados pela Prosul, uma vez que, por envolver volume de areia menor que 500 mil metros cúbicos, o alargamento dos Ingleses não precisa de Estudo de Impactos Ambientais, o EIA/Rima.