O Ministério Público de Santa Catarina enviou à secretaria de Estado da Administração, uma solicitação para a demolição do prédio onde antes funcionava o Procon da Capital. Agora a secretaria tem 10 dias para analisar o pedido, e, caso seja atendido, o prédio deve ir abaixo em até 30 dias, contados a partir da data do mandado. Segundo o promotor de Justiça Daniel Paladino, se a solicitação não for acatada, o MP irá entrar judicialmente com o pedido.
O promotor destaca também que o pedido se deve à situação calamitosa do edifício. “Além da invasão de pessoas em situação de rua, “craqueiro” e dependente químico, o prédio está em situação estrutural muito frágil. Até o laudo fala em possibilidade de risco eminente. Além disso, foram furtados quadros de fiação elétrica, podendo até ocorrer uma pane elétrica”, comenta Daniel Paladino sobre a situação do prédio.
O local está abandonado desde 2021, quando deixou de ser sede do Procon. A edificação fica ao lado do Museu Victor Meirelles, que é tombado pelo Patrimônio Público e trata-se de uma área de grande circulação diária de pedestres no Centro de Florianópolis, sendo a segurança deles, um dos motivos para a demolição.