O preço médio dos aluguéis residenciais em Florianópolis está acima dos índices de inflação desde 2022. Os dados são do índice FipeZap, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Até setembro deste ano, os preços de locação na Ilha seguiam acima da inflação, ultrapassando os índices gerais como o IPCA/IBGE (+3,31%) e o IGP-M/FGV (+2,64%). Isso significa que os aluguéis na Capital estão acima do custo de vida geral.
Para o economista Edivan Junior Pommerening, isso acontece porque a cidade, além de ser a capital de um Estado, tem o turismo como uma das principais atividades econômicas.
“Isso atrai pessoas e negócios, e negócios atraem mais pessoas. Cidades ou regiões que reúnem essas características, tradicionalmente, são mais pressionadas pela inflação, tanto da locação de imóveis quanto em outros fatores”, explica.
Preço de locação mais alto do país
Além de estar acima da inflação, Florianópolis tem o segundo preço médio de locação mais alto do país (R$ 53,83/m²), ficando atrás apenas de São Paulo (R$ 56,37/m²) em setembro, segundo a análise do índice FipeZap, que incluiu 22 capitais brasileiras.
Mesmo com os dados alarmantes, há uma desaceleração na variação dos preços de aluguel e, em abril de 2024, foi a primeira vez que a Capital ficou abaixo da média calculada pelo índice nos últimos três anos.