Preço dos peixes em alta na Quaresma preocupa consumidores em Florianópolis

Preço dos peixes em alta na Quaresma preocupa consumidores em Florianópolis
Foto: Reprodução/Internet

Durante a Quaresma, a demanda por peixes cresce consideravelmente em Santa Catarina, especialmente entre os católicos, que tradicionalmente evitam o consumo de carne vermelha neste período. Este ano, a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca estima que as vendas de pescados no Estado podem registrar um aumento de até 30%, com um pico esperado para a véspera da Sexta-Feira Santa, um dos momentos mais significativos da Semana Santa.

Em Florianópolis, o Mercado Público, tradicional ponto de referência para os consumidores de pescados, segue a tendência de aumento nas vendas. No entanto, apesar do crescimento na procura, alguns comerciantes locais relatam que o preço dos peixes tem gerado preocupação entre os clientes. Em certos casos, a alta nos valores acaba impactando as vendas, com alguns consumidores optando por alternativas mais acessíveis.

A expectativa é que o movimento continue intenso até o final da Quaresma, com um volume de vendas maior do que o registrado em períodos normais.

Para o professor de Economia e Finanças Edivan Junior Pommerening, a inflação geral dos alimentos no Brasil impacta no preço dos peixes. Nos últimos 12 meses, Florianópolis foi a Capital brasileira com maior inflação acumulada, com 6,66%. A média nacional foi de 5,06%, de acordo com dados da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Além disso, o aumento da procura por peixes no período da Quaresma também impacta diretamente nos preços, conforme Pommerening.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%