Praça do “Pida” passa por sua maior revitalização desde 1970

Foto: PMF/ Divulgação

A Praça Santos Dummond, popularmente conhecida como “Praça do Pida” passou por sua maior revitalização desde que foi inaugurada, nos anos 1970 e será entregue nesta quarta-feira (23), no dia dos 349 anos de Florianópolis. Nela haverá o corte do bolo de aniversário e marcará o início das comemorações neste dia 23.

Ao todo, a obra custou R$ 1,85 milhão de reais e faz parte do Programa Praça Viva, realizado pela Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis. Os 8377 metros quadrados foram revitalizados pela empreiteira Satélite Construções e Engenharia Eirelli – EPP.

Dentre as obras realizadas no local, estão:  regularização e preparação do terreno com muros de contenção; remoção de equipamentos como o playground e a academia de ginástica antigos, bem como do piso existente nesses espaços; podas de árvores, algumas com raízes expostas de tão senis – com o apoio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram); limpeza e levantamento topográfico da área. Assim, foram instalados novo playground e academia de ginástica, bem como um petplace; implantados equipamentos urbanos como bancos e mesas de concreto (inclusive para jogos), bicicletário e lixeiras; remodelado o paisagismo com o plantio de espécies como Quaresmeira, Jacarandá e Ipê da Praia, e de arbustos e gramas, e reformados e realocados os pontos de ônibus e de táxi.

A Praça Santos Dumont ainda foi contemplada com um novo sistema de iluminação pública liderado pela Cosip, cujo serviço de infraestrutura coube à empresa Quantum Engenharia. O sistema conta com 48 postes em compósito, novo circuito subterrâneo de rede elétrica, 56 luminárias tipo LED (mais econômicas) de 54/150W e 15 projetores de alto rendimento com lâmpadas multivapor metálico 400W.
Por orientação do Ipuf, foram conservadas as luminárias que eram da década de 1990. Sendo que os postes com estas luminárias foram apenas realocados.

Além de obras na questão da acessibilidade, como a mudança do piso e instalação de faixas elevadas.

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, destaca: “A Praça Santos Dumont passou por uma transformação radical nos seus quase 9.000 m2 com novos equipamentos urbanos, acessibilidade, área de eventos e nova iluminação dando mais segurança aos frequentadores”.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%