Fort atacadista adota praça do Largo da Alfândega, um dos espaços mais tradicionais da região central de Florianópolis. Além de revitalizar o endereço, a rede também irá cuidar da manutenção do espaço. A reabertura está marcada para este sábado (26) com cerimônia e atrações culturais.
Receba as notícias do Tudo Aqui SC pelo WhatsApp
A praça do Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público de Florianópolis, foi inaugurada pela Prefeitura Municipal em fevereiro de 2020, um mês antes do início da pandemia. Porém, neste período em que a circulação de pedestres diminuiu e muitas atividades foram cessadas, o espaço ficou subutilizado, com ares de abandono e acabou até mesmo sofrendo depredação. Foi aí que surgiu o convite da Secretaria de Turismo de Florianópolis para o Fort Atacadista adotar a praça, contribuindo para as melhorias necessárias e, principalmente, para a manutenção de um espaço com tanta importância para a história da cidade.
A cerimônia que marca a adoção da praça, já devidamente revitalizada pelo Fort Atacadista e pronta para acolher a comunidade, está marcada para este sábado, dia 26 de março, às 10h, dando continuidade à programação especial da Prefeitura pelo aniversário da capital catarinense. “Queremos melhorar a experiência do público que frequenta a praça, sejam os moradores ou turistas, para que desfrutem desse espaço tão rico para a nossa história com mais segurança e conforto, além de destacar curiosidades sobre o Largo da Alfândega e a cultura açoriana”, explica Silvia Marquez, coordenadora regional de marketing do Fort Atacadista.
Entre as principais melhorias, a ativação de cinco espelhos d´água e um novo projeto de jardinagem. Tudo para deixar o espaço mais bonito e prazeroso de frequentar, e até mesmo para estimular a população a zelar mais por esta área pública. “A proposta é entregar um espaço revitalizado para o público e, junto à Prefeitura e demais órgãos públicos, conscientizar a população a valorizar e também cuidar do espaço”, completa Silvia.
Ao longo da praça, foram instalados totens com fotos que marcaram a história da região, destacando fatos curiosos e que resgatam um pouco da cultura açoriana. Os conteúdos, assinados pelo historiador Sérgio Luiz Ferreira, permeiam cinco elementos: mar, terra, religiosidade, artesanato e folclore. “Aqui no Largo da Alfândega nós encontramos todos os elementos da cultura da Ilha. Sem dúvida, é o lugar onde a cultura de Florianópolis se encontra. Por isso, buscamos reunir nesses totens conteúdos pertinentes a todos esses aspectos, contemplando, por exemplo, a pesca da tainha, a farinha de mandioca, entre outros”, destaca o historiador. As ilustrações são do artista plástico Jesus Fernandes.
Além da entrega da praça revitalizada, o Largo da Alfândega contará com uma agenda de eventos e intensa programação cultural assinada pela Secretaria Municipal de Turismo para movimentar e dar ainda mais vida ao espaço. Neste sábado (26), além da cerimônia às 10h com a presença de autoridades locais, o público está convidado a prestigiar apresentações culturais, como o Boi de Mamão, Roda de Rendeiras e Ratoeiras, Grupo Afro Pegada Nagô e Pau de Fita Sambaqui.