Postos de gasolina da Grande Florianópolis estão sendo fiscalizados nesta quarta-feira (17) devido a um aumento repentino de preço. Ao menos três estabelecimentos em Biguaçu foram notificados durante a manhã e a ação deve continuar durante a tarde em outras cidades da região.
Segundo a delegada Michele Rebelo, diretora do Procon de Santa Catarina, os combustíveis estavam sendo vendidos nesses locais de R$ 0,70 a R$ 1 acima do valor de mercado.
A fiscalização teve início após inúmeras denúncias de consumidores que buscaram o Procon desde que houve a queda da barreira na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e a rodovia precisou ser fechada.
De acordo com o órgão fiscalizador, o bloqueio impossibilitou a passagem dos caminhões que abasteceriam os postos, o que fez com que alguns, que ainda tinham gasolina, elevassem excessivamente o valor.
Os estabelecimentos notificados terão de apresentar as notas fiscais de aquisição e venda dos combustíveis dos últimos 40 dias, livro de movimentação e relatório de vendas diárias de cada combustível.
Os postos também terão dez dias para apresentar a documentação, a partir da data da notificação.
“Não vamos permitir que o consumidor seja lesado ou que os donos de estabelecimentos venham lucrar excessivamente sem uma justificativa plausível”, destacou a delegada.