Foi emitida nesta terça-feira (5) a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que a seja implantado em Balneário Camboriú a chamada Instalação Portuária de Turismo (IPTur). A autorização foi feita pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), e permite à empresa BC Port iniciar a implantação do terminal que terá capacidade de receber, simultaneamente, dois navios transatlânticos com capacidade de 4 mil passageiros cada um.
De acordo com o projeto, serão edificados na área plana do empreendimento um hotel de seis estrelas, área de lazer, centro comercial com lojas e restaurantes, além de um heliponto. A previsão é que seja necessário o emprego de 650 trabalhadores num ciclo de de 30 meses, num investimento calculado em R$ 456,3 milhões.
Trata-se de um porto turístico com infraestrutura considerada inédita no país, que pretende impactar positivamente o turismo e a economia, já que possui alto potencial de atrair mais investimentos das companhias de cruzeiros para o estado, e mais navios para a costa brasileira.