
Durante o outono e inverno, nevoeiros e neblina são comuns em diversas regiões de Santa Catarina, aumentando significativamente o risco de acidentes nas rodovias. Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), seis das dez principais causas de acidentes no país em 2024 estão ligadas à baixa visibilidade, agravada por condições como chuva e neblina.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Os meteorologistas explicam que o ar frio e úmido favorece a formação desses fenômenos, especialmente no Oeste do estado, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e áreas próximas ao Rio Uruguai.

Estudos mostram que, ao anoitecer, a percepção visual dos motoristas pode cair até 50%, e em períodos de chuva, os acidentes com vítimas aumentam em até 70%. Ainda assim, a Abramet destaca que 90% das ocorrências são causadas por falha humana, como excesso de velocidade, uso do celular e direção sob efeito de álcool.
A campanha Maio Amarelo, promovida pela ONU, reforça a importância da conscientização no trânsito, buscando reduzir pela metade o número de mortes e lesões em acidentes. Autoridades alertam para cuidados redobrados em situações de baixa visibilidade.