Polícia prende dois em operação contra grupo neonazista que se reunia em São Pedro de Alcântara

A Polícia Civil de Santa Catarina deu cumprimento a dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão em desfavor de dois homens na manhã de quarta-feira (29), no município de Caxias do Sul (RS). A operação se deu por intermédio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais – DEIC.

Os dois homens presos são investigados pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, de racismo e de apologia ao Nazismo, haja vista que foram identificados como integrantes (CREW 38) de um grupo skinhead neonazista transnacional – a HAMMERSKIN NATION.

Foto: PCSC/ Divulgação

A ação de hoje decorre da operação policial que, em 14/11/2022, flagrou um encontro anual, que acontecia em São Pedro de Alcântara (SC), do Capítulo brasileiro da referida organização, nomeado SOUTHLANDS HAMMERSKINS, em que foram presos oito membros. Estes permanecem presos preventivamente e já respondem a processo criminal.

A operação contou com o apoio de outras unidades da DEIC/PCSC (DCAC e DRCI), bem como da DRACO/PCRS de Caxias do Sul/RS.

Nesta sexta-feira (31), o inquérito foi encerrado e remetido à justiça. Ambos os investigados foram indiciados pela prática dos crimes previstos nos arts. 2°, $4°, V, da Lei 12.850/13 (integrar organização criminosa, com causa de aumento de plena em razão do caráter transacional da ORCRIM), art. 20, caput, da Lei 7.716/89 (racismo) e no art. 20, $1°, da Lei 7.716/89 (apologia ao Nazismo).




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%