Polícia flagra rinha de galo com 150 animais em São José; sete pessoas foram presas

Foto: PMA/Divulgação

A Polícia Militar Ambiental flagrou uma rinha de galo em São José, no bairro Potecas. O crime foi descoberto ainda na última sexta-feira (14).  Em um galpão, os policiais encontraram mais de 150 galos em situação de maus-tratos. O local possuía uma espécie de arena para a briga dos animais, além de uma série de gaiolas de armazenamento.

Foram detidos sete homens, entre apostadores e o articulador da prática criminosa. Segundo a polícia ambiental, a multa contra os envolvidos pode chegar a R$ 80 mil. A rinha de galos é um crime com pena de detenção prevista entre três meses a um ano, além da multa ambiental com base de cálculo de R$500 por animal.

A legislação estadual mais recente contra maus-tratos a animais, sancionada em 2021, prevê que, no caso de rinhas de galo, cães, ou outros animais, as multas sejam estendidas a todos os participantes do evento criminoso, como organizadores, proprietários do local, criadores, adestradores e comerciantes dos animais, assim como apostadores e espectadores. A lei também prevê penas mais severas para abandono e prática de zoofilia, com aumento nas multas.

Crimes de maus tratos contra os animais também estão previstos na lei federal, com pena de detenção, de três meses a um ano, para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%