A Polícia Federal deflagrou a Operação Manifest nesta quinta-feira (2). A ação visa desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína através da rota Bolívia-Paraguai-Brasil, com o uso de aeronaves. Até o momento, foram identificados os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Mandados foram cumpridos em Santa Catarina.
De acordo com a PF, aproximadamente 150 policiais estão cumprindo 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Ordens judiciais também estão sendo executadas para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de aeronaves e outros veículos e bens sob posse da organização.
Em dezembro de 2020, as investigações começaram após um acidente aéreo na cidade de Muitos Capões (RS). A aeronave, que transportava drogas, sofreu avarias no momento do pouso e permaneceu escondida por uma semana, em meio à plantação.
Cidades em SC que tiveram ação da Polícia Federal
MANDADOS DE PRISÃO PREVENTIVA
Balneário Camboriu – 1
Itajaí – 1
Navegantes – 2
MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
Balneário Camboriu – 2
Itajaí – 1
Navegantes – 2
Bombinhas – 2
Porto Belo – 2
Chapecó – 1