A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou os resultados da Operação Vetus II, que teve início no dia 15 de outubro com foco no combate à violência contra idosos. A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Durante o período, em Santa Catarina, 287 policiais civis atenderam 576 idosos vítimas de violência. Foram abrangidos 222 municípios, com apuração de 3.195 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais. Também foram 376 visitas realizadas a abrigos e residências de vítimas, 183 medidas protetivas solicitadas e 8 mandados de busca cumpridos. Em todo o país, foram atendidos quase 17 mil idosos vítimas de violência, e presos mais de 400 pessoas acusadas de crimes como abandono de incapaz, maus-tratos, tortura e apropriação indébita.
“O idoso representa o terceiro maior grupo vulnerável no canal do Disque 100. É uma violação difícil de ser identificada de fora. A gente conta sempre com a denúncia da população. O trabalho efetivo, desenvolvido pela polícia, mostra a importância do olhar para esse tipo de violação e para essas vítimas”, explicou o coordenador-geral da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do MMFDH, Vandervaldo Gonçalves Lima.
A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. As denúncias feitas por meio do Disque 100, 181 e WhatsApp (48) 98844-0011, são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.