A partir do dia 1 de maio, os servidores municipais inativos e pensionistas de Florianópolis não precisarão mais ir presencialmente fazer a prova de vida (recadastramento) todo ano. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Administração, estabeleceu novas regras para facilitar o processo. Anualmente, cerca de 4 mil beneficiários devem fazer a comprovação.
O Instituto de Previdência de Florianópolis (Ipref) passará a consultar bancos de dados das secretarias municipais e verificar se os inativos tiveram qualquer atendimento presencial naquele ano, tais como vacinação, atendimentos médicos ou exames na rede municipal, e assim estará comprovada a prova de vida automaticamente.
No caso de servidores que não forem identificados com qualquer atendimento presencial no município, será possível realizar a prova de vida presencialmente, como já era feito, ou de forma remota, por meio de um aplicativo disponibilizado pelo Ipref, que está em desenvolvimento.
“Em pleno ano de 2022, com avanços tecnológicos e de sistemas, não faz sentido mobilizar milhares de aposentados para a prova de vida presencial na prefeitura. A utilização do banco de dados vai tornar o processo mais simples, rápido”, destacou o secretário Municipal de Administração, Bruno Oliveira.