A PF (Polícia Federal) deflagrou na terça-feira (3), a Operação Renda Ficta, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa envolvida em fraudes de financiamentos habitacionais, com prejuízos à CEF (Caixa Econômica Federal).
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo três em Barra Velha, um em Bombinhas e um em Águas de Chapecó.
As investigações revelaram que o grupo criminoso, composto por três indivíduos que se apresentavam como facilitadores de crédito, elaborava falsas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, com rendimentos fictícios, para fraudar o processo de análise de concessão de crédito pela CEF.
A operação visa ainda a identificação de outras possíveis pessoas ligadas ao esquema criminoso e o levantamento de outras tentativas de fraudes realizadas pelo grupo.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude e associação criminosa. As penas para esses crimes podem chegar a nove anos de reclusão.