PF combate contrabando de gado argentino para a cidade de Dionísio Cerqueira

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 7 de abril, a operação Boi Viajante para reprimir o contrabando de gado proveniente da Argentina. Com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná-ADAPAR, cerca de 50 policiais federais cumprem 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Dionísio Cerqueira (SC) e nas cidades paranaenses:  Foz do Iguaçu, Barracão, Bom Jesus do Sul e Santo Antônio do Sudoeste.

Estima-se que, por meio de propriedades na divisa entre os dois países, tenham sido introduzidos ilegalmente no Brasil cerca de 5,7 mil bovinos, com valor comercial avaliado em mais de 14 milhões de reais. Conforme as investigações, conduzidas pelo período de 20 meses, cinco criadores de gado teriam introduzido clandestinamente os animais no mercado brasileiro. A longevidade do crime decorre, dentre outros fatores, da utilização de propriedades em regiões que dividem os dois países (Brasil e Argentina).

Foto: PF/Divulgação

As investigações identificaram, ainda, que o grupo criou um sistema em que se simulava a aquisição de gado de outras regiões do Paraná, como se viessem para as suas propriedades e com isso, poderiam então expedir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para a mesma quantidade de animais que traziam da Argentina.

A introdução clandestina de bovinos no país causa considerável prejuízo aos criadores brasileiros. Além disso, gera grave risco de introdução de doenças como a febre aftosa, já que o Paraná e Santa Catarina são Estados “livres de aftosa sem vacinação”, enquanto a Argentina é considerada “livre de aftosa com vacinação”.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%