Pesquisa Datafolha revela que três em cada quatro brasileiros pensam em parar de comer carne

Pesquisa Datafolha revela que três em cada quatro brasileiros pensam em parar de comer carne
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última sexta-feira (21), revela que 74% dos brasileiros consideram parar de comer carne em benefício da própria saúde, o que representa cerca de três em cada quatro pessoas.

A pedido da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o levantamento foi realizado pelo Datafolha entre 9 e 11 de dezembro de 2024. Foram entrevistados 2 mil brasileiros com 16 anos ou mais em diferentes regiões, dos quais 53% eram mulheres e 61% autodeclarados pretos ou pardos.

Além da preocupação com a saúde, outros 43% dos entrevistados consideram o meio ambiente um fator determinante e 42% seriam capazes de parar de comer carne devido à causa animal.

“A pesquisa confirma que há uma crescente conscientização sobre o impacto da alimentação na saúde, no meio ambiente e do respeito aos animais. É animador ver que 74% dos brasileiros consideram a possibilidade de reduzir ou eliminar o consumo de carne”, destaca Mônica Buava, presidente da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira).

Somente 7% dos entrevistados se consideram total ou parcialmente veganos. O veganismo é um movimento que busca eliminar, dentro do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra animais. Isso inclui alimentação, vestuário e consumo exclusivo de produtos de origem vegetal.

A adesão ao veganismo tem crescido ao redor do mundo. O índice brasileiro supera o da Europa, onde 3,4% da população é vegana, e perde para o Canadá (10%) e para a Índia (11%).

Na pesquisa do Datafolha, 22% dos entrevistados afirmaram que já tentaram parar de comer carne em algum momento, o que equivale a cerca de uma em cada cinco pessoas. O índice aumenta para 28% entre as mulheres.

A região Norte tem a maior proporção de veganos do país, com 12%, seguida pelo Nordeste (9%), Sudeste (6%) e Centro-Oeste (5%). A região Sul é a menos vegana, com 2%.

A adesão ao veganismo é três vezes maior entre os idosos. Das pessoas com 60 anos ou mais, 9% afirmam ser veganas, contra apenas 3% dos jovens entre 16 e 24 anos.

Em relação à cor, são veganos 10% dos indígenas, 9% dos pretos, 6% dos pardos, 5% dos amarelos e 4% dos brancos. Além disso, o veganismo é mais comum entre a classe D (8%) e C (7%) do que entre a classe A/B (4%).

Com informações de ND+. 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%