Passageira é detida no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu transportando células-tronco

A Operação Fronteira RFB realizou uma apreensão de células-tronco no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (5).
Foto: Receita Federal do Brasil/Divulgação

A Operação Fronteira RFB realizou uma apreensão de células-tronco no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (5).

O material foi encontrado durante a inspeção de bagagem de passageiros que vieram até Foz do Iguaçu por meio de um voo do Chile. A substância estava armazenada em 9 frascos dentro da mala de uma mulher chilena de 38 anos.

Ao identificar o material incomum na bagagem, a Receita Federal contatou um especialista. De acordo com a análise realizada, os frascos guardavam células-tronco de cordão umbilical humano. Este tipo de produto só pode ser transportado no Brasil com a fiscalização adequada e autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A passageira responsável pela bagagem alegou que já havia viajado para o Brasil outras vezes e realizado este tipo de transporte anteriormente.

Ela ainda informou que estaria levando a substância para um hotel, onde ocorriam as entregas das mercadorias. Os produtos, segundo protocolo, serão encaminhados para a Anvisa.

A Operação Fronteira RFB é uma iniciativa da Receita Federal que visa combater o tráfico de produtos ilegais e contrabando através das fronteiras brasileiras, contribuindo para a segurança pública e a proteção da saúde da população.

O transporte deste tipo de mercadoria sem o devido compromisso com as regulamentações é ilegal e pode trazer dano a saúde pública.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%