Palhoça encerra o ano em posição de destaque quando o assunto é segurança pública. Fruto da atuação das forças de segurança e do esforço da Prefeitura, que tem investido forte no setor, sob a liderança da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
“Palhoça se tornou referência em segurança pública, resultado de um trabalho sério, integrado e focado no que realmente importa: proteger o cidadão e sua família”, comenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Os números comprovam a eficiência do trabalho que vem sendo feito: o número de homicídios caiu pela metade (redução de 50% em comparação a 2023); Palhoça é a quinta cidade mais segura do Brasil entre municípios com 200 mil a 500 mil habitantes; é a quarta cidade mais segura da Santa Catarina entre municípios com mais de 100 mil habitantes; e ocupa a 22ª posição no ranking nacional de segurança pública.
Muito desse resultado vem do trabalho executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública, especialmente com o investimento na criação, na valorização e na ampliação da GMP (Guarda Municipal de Palhoça), que conta com 31 agentes e acaba de realizar um concurso para reforçar o efetivo.
Além da equipe técnica capacitada, formada em curso pioneiro desenvolvido junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal conta com equipamentos novos e de qualidade e tem à disposição um sistema de vigilância eletrônica com câmeras com ferramentas de inteligência artificial, leitura de placas e reconhecimento facial.
A GMP tem integrado operações conjuntas com a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e demais agentes de segurança, contribuindo para o patrulhamento ostensivo no município. “A integração com as forças de segurança tem garantido um grande sucesso nas operações conjuntas, com prisões, apreensões e, principalmente, prevenção de crimes. É assim que se constrói segurança: com investimento, com o apoio do poder público e com a união de forças”, avalia o secretário municipal de Segurança Pública, Claudio Monteiro.
Uma das ações integradas é a Operação Palhoça Padrão, liderada pela Secretaria de Segurança Pública e executada em parceria com outras secretarias municipais e órgãos de segurança. Nessas operações, a força-tarefa atua em diferentes frentes: fiscalização de trânsito; fiscalização de estabelecimentos comerciais, com especial atenção às confrarias de bebidas, visando coibir a chamada “perturbação do sossego alheio”; abordagem a pessoas em situação de rua; e manutenção da sinalização viária.
“Essas ações integradas e coordenadas refletem o compromisso da Prefeitura de Palhoça com a segurança e o bem-estar dos cidadãos, com a intenção de contribuir para a manutenção da ordem pública e garantir a tranquilidade da população”, finaliza Monteiro.
A Guarda Municipal também tem intensificado as rondas a pé, marcando presença nas ruas, o que igualmente contribui para a redução dos índices de criminalidade.