A Prefeitura de Palhoça concluiu o trabalho de instalação da nova ponte de concreto sobre o riacho localizado na divisa com o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Guarda do Cubatão.
“Nossas equipes fizeram um mutirão, junto com a empresa contratada para executar a obra, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), para oferecer uma solução definitiva para a movimentação das pessoas que precisam se deslocar entre as comunidades locais”, explica o secretário de Serviços Públicos, Edson Ghizoni.
Como a chuva forte que caiu no município na madrugada de quinta-feira (23) destruiu o desvio provisório promovido pela Prefeitura de Santo Amaro e a comunidade não estava conseguindo passar de um lado ao outro do riacho, a Prefeitura imediatamente deslocou uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) para o local, iniciando a força-tarefa que foi concluída na tarde desta sexta-feira (24), com o restabelecimento do tráfego de veículos.
As equipes da Sesp desmancharam o desvio provisório, promoveram a recomposição do leito natural do rio, retirando as pedras que foram usadas para o desvio, e recuperaram as margens, promovendo o enrocamento (utilização de pedras como base de sustentação) das laterais do rio, para proteger as margens das forças das águas.
Entenda o caso
Parte da cabeceira da antiga ponte (que permitia a travessia sobre o riacho localizado nas proximidades da Cachoeira do Retiro e que vai desaguar no rio Vargem do Braço) ruiu, no lado palhocense, durante um período de chuva intensa registrado na região em janeiro de 2021.
Na época, a Coordenadoria da Defesa Civil de Palhoça conseguiu, junto à Defesa Civil de Santa Catarina, a doação de um kit de transposição, para a construção de uma nova ponte no local.
Em reunião, as prefeituras de Palhoça e Santo Amaro definiram que Palhoça ficaria responsável pela construção das cabeceiras, tanto no lado palhocense quando no lado do município vizinho, que ficou com a missão de construir um desvio, enquanto a obra não fosse concluída.
A Prefeitura de Palhoça, então, realizou a licitação para a obra das duas cabeceiras, cumprindo sua parte no acordo. A conclusão da obra dependia da colocação do kit de transposição, e como expirou a licitação que a Defesa Civil estadual mantinha vigente na época para aquisição dos kits, foi necessário aguardar uma nova licitação.
Definida a nova licitação e com o auxílio do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), o kit de transposição foi liberado e instalado no dia 6 de março. Depois disso, a empresa contratada pela Prefeitura de Palhoça deu continuidade aos trabalhos, com a realização dos serviços complementares, como o prolongamento das alas e a adequação da pista.
Agora, com a finalização da instalação da ponte, o trabalho foi concluído e o tráfego está restabelecido. “A ponte é um importante acesso na divisa de Palhoça com Santo Amaro, muito utilizado pela comunidade local para deslocamentos cotidianos. Graças à união dos dois municípios e ao apoio do deputado estadual Camilo Martins, conseguimos concluir a obra”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.