O Governo de Santa Catarina assinou a ordem de serviço para as obras que implementam dois novos projetos de modal ferroviário no Estado. O investimento previsto é de R$ 32 milhões.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Um deles é o Corredor Ferroviário, que liga Chapecó a Correia Pinto, no Planalto Serrano. Essa linha ferroviária terá 319km de extensão que serão destinados a auxiliar no transporte do agronegócio. A expectativa é que a nova rota seja utilizada para o transporte de mais de 20 milhões de toneladas de grãos e insumos agrícolas e industriais. As ferrovias serão uma alternativa para a exportação de produtos catarinenses para o mercado do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma estimativa de custo menor, comparado ao transporte rodoviário.
A outra obra que contempla o pacote liga Itajaí, onde está localizado o segundo maior complexo portuário do país, e Araquari, no Norte do Estado. Essa é a Ferrovia Interportos e terá 62 km de extensão. Essa ferrovia, de acordo com expectativa do Governo do Estado, será utilizada para transportar até 15 milhões de toneladas por ano, gerando maior alívio no tráfego nas rodovias e menor custo de transporte. Atualmente, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são distribuídos por ferrovias. A ordem foi assinada no dia 27 de outubro.