Em reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa realizada nesta quarta-feira (20) as operadoras de telefonia móvel TIM, Vivo, Claro e Unifique garantiram que Florianópolis será uma das primeiras capitais brasileiras a receber o 5G, a partir de 31 de julho.
Para que isso aconteça, deve ocorrer a edição de decreto regulamentando a implantação de seis estações rádio base (ERBs) e a limpeza da faixa de 3,5GHz (faixa principal da nova rede móvel) até o final de junho.
Os representantes das operadoras presentes na reunião garantiram todo empenho para implantar o 5G na capital. Ivan Roberto dos Santos, assistente da Superintendência de Tecnologia da Prefeitura de Florianópolis, afirmou que o papel da Prefeitura é auxiliar as operadoras no processo de implementação do 5G e não criar obstáculos na parte da legislação.
“Foi aprovada uma lei específica para o 5G, no final do ano passado, e agora está sendo preparado um decreto e um chamamento público para serem instaladas as antenas de 5G no município”, enfatizou. “Estamos trabalhando junto com a Alesc para entender quais as necessidades das operadoras para que no mês julho tenhamos o 5G na nossa cidade, queremos ser rapidamente atendidos para ser uma das primeiras capitais do Brasil a adotar a nova tecnologia”, conclui o assistente.
Confira o Cronograma da Anatel para a implementação do 5G:
Até 31 de julho de 2022: para capitais e o Distrito Federal
Até 31 de julho de 2025: para cidades com mais de 500 mil habitantes
Até 31 de julho de 2026: para localidades com mais de 200 mil pessoas
Até 31 de julho de 2027: para municípios com mais de 100 mil habitantes
Até 31 de julho de 2028: para metade dos municípios com mais de 30 mil habitantes
Até 31 de julho de 2029: para municípios com mais de 30 mil habitantes
Até 31 de dezembro de 2029: municípios abaixo de 30 mil habitante