A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou, nesta quarta-feira (21), uma operação para desarticular esquema criminoso de contrabando de aparelhos celulares e acessórios comercializados ilegalmente no município de Joinville e região.
Na ação desta quarta-feira, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal.
Os aparelhos celulares e acessórios contrabandeados eram anunciados na internet, por meio de redes sociais, e os compradores agendavam dia e horário para irem à loja.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.
O trabalho conjunto entre Polícia Federal e Receita Federal no combate ao contrabando visa evitar a entrada de produtos proibidos ou sem certificação dos órgãos competentes, que podem potencialmente trazer danos ao consumidor.
A Anatel, por meio da Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019, estabelece que produtos para telecomunicações, importados e comercializados no mercado nacional, tais como aparelhos celulares e seus acessórios, devem passar por avaliação da conformidade e homologação prévias.
Os três mandados foram cumpridos em residências em Joinville. Em uma estimativa prévia, foram apreendidos cerca de R$ 250 mil em celulares e acessórios, mas o valor só será confirmado após deslacração dos produtos, o que ainda não tem data para ocorrer.
Confira os produtos apreendidos:
Operação para desarticular contrabando de celulares cumpre 3 mandados de busca e apreensão no Norte de SC. Leia Mais em https://t.co/HYWSayaxbP pic.twitter.com/aXh0l1dGvY
— Jovem Pan News Florianópolis (@pannewsfloripa) February 21, 2024