Nesta quarta-feira (11), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRC/DEIC), deflagrou a operação “Lavanderia”. Na ação, 15 pessoas foram presas, decorrentes do cumprimento 15 mandados de prisão preventiva e de 26 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e valores.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Balneário Camboriú, Barra Velha, Porto Belo, Araquari, Itajaí e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; em Sapucaia do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; e em Colombo, Araucária e Rio Negro, no Paraná.
A investigação apura crimes relacionados a furtos de cargas de fertilizantes. Na prática criminosa o grupo utilizava de um armazém logístico, localizado na cidade de São Francisco do Sul/SC. Para dissimular a origem ilícita dos recursos auferidos, foi adquirida uma lavanderia na cidade de Balneário Camboriú.
Foram presos empresários, motoristas e demais pessoas, os quais a união de esforços resultou em grande movimentação financeira. As pessoas apontadas como comandantes do grupo foram presas em apartamentos de luxo na cidade de Balneário Camboriú.
Durante a busca foram apreendidos veículos, arma de fogo e dispositivos eletrônicos, que serão analisados pela equipe de investigação da DFRC/DEIC. Além disso, foram sequestrados valores em contas bancárias.
Para cumprimento dos mandados a DFRC/DEIC contou com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, da Delegacia de Roubos de Cargas da Polícia Civil do Paraná, de diversas delegacias da DEIC/ PCSC (DLAV, LAB, DFRV, DRAS, DRRDI, DEFAZ e DD), das delegacias de polícia de Porto Belo e São Franscisco do Sul, das Divisões de Investigação Criminal de Balneário Camboriú, Itajaí, Mafra, Jaraguá do Sul, do Setor de Investigação e Capturas de Itajaí, da 3ª Delegacia de Combate à Corrupção, do Núcleo de Inteligência de Joinville e da Delegacia de Homicídios de Joinville.