Na manhã desta quarta-feira (18), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes DRE/DEIC, coordenada pelo delegado Claudio Monteiro, deflagrou a “Operação Lado B” para cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão relacionados ao tráfico de drogas, expedidos pelo magistrado da Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis.
A ação aconteceu na Grande Florianópolis em conjunto com o BOPE da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados com o objetivo de apreensão de entorpecentes, armas e objetos relacionados ao tráfico de drogas.
A investigação foi iniciada em 2019, tendo como alvo organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região da Grande Florianópolis, sendo desencadeada naquela época a Operação “Lado A”, com a apreensão de mais de R$ 3 milhões em espécie e 71 quilos de cocaína.
A partir da apreensão de um celular, de um dos “gerentes” do morro, verificou-se a continuidade das práticas delitivas de tal organização, sendo então desencadeada nesta quarta-feira a “Operação Lado B”.
No curso das investigações, foram identificados diversos crimes praticados pela organização criminosa, tais como tráfico de drogas, organização criminosa, homicídios (3 identificados com mandantes e executores, lavagem de dinheiro, porte/posse ilegal de arma de fogo.
Durante as buscas, foram apreendidas grande quantidade de drogas diversas, como maconha prensada e em mudas, haxixe, cocaína e ecstasy, além de um kit roni, munições de diversos calibres (inclusive de fuzil), acessórios de armas de fogo, colete balístico, balanças de precisão, rádio comunicador, máquina de contar dinheiro e anotações de contabilidade do tráfico.
O resultado corroborou a tese investigativa e, oportunamente, todo o material apreendido será precisamente quantificado.