O Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4), em decisão nesta quarta-feira (26), suspendeu as obras da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. É a terceira vez que os trabalhos são interrompidos a pedido da justiça, desde o início da construção em 10 de abril.
A decisão atende a um novo pedido do Ministério Público Federal (MPF) feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Segundo o desembargador relator, Marcos Roberto Araújo dos Santos, a suspensão é necessária “até que licenciamento ambiental válido seja realizado”, para evitar impactos ao meio ambiente.
Em entrevista exclusiva ao programa Ligado na Cidade, na Jovem Pan News, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, condenou a interrupção. “Não houve nenhum fato novo desde a última decisão do TRF4. (…) Mais de 50 técnicos do IMA efetivamente fizeram todo o licenciamento. Talvez seja a obra mais licenciada do Brasil, mas mesmo assim encontramos essa dificuldade dar sequência à construção“, disse Topázio.
Confira as entrevistas com o Prefeito e o Procurador:
O Procurador Geral do Município, Ubiraci Farias, disse também em entrevista à Jovem Pan News que a prefeitura pretende reverter a decisão ainda nesta quinta-feira (27). “Parece que o desembargador [Marcos Roberto Araújo dos Santos] desconhece que a obra já começou, porque a maior intervenção já foi feita, o aterro hidráulico“, disse o Procurador. “Nós devemos entrar até às 14h com um pedido de suspensão [da paralisação] junto ao TRF4 rogando o bom senso do tribunal“, completou Ubiraci.