OAB vai ao Senado em nova ofensiva para garantir pleno direito de defesa dos cidadãos brasileiros

OAB vai ao Senado em nova ofensiva para garantir pleno direito de defesa dos cidadãos brasileiros
Foto: Divulgação

A OAB Nacional esteve em agenda na quarta-feira (24), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para garantir o pleno direito de defesa dos cidadãos brasileiros.

Na ocasião, o presidente nacional, Beto Simonetti, e o vice, Rafael Horn, entregaram a minuta da PEC da Sustentação Oral, que visa garantir à advocacia a prerrogativa de realizar sustentação oral em todos tribunais brasileiros, com foco especial no STF (Supremo Tribunal Federal), que vem desrespeitando a Lei 8906/94, estatuto da advocacia.

Outro tema do encontro foi destravar no Senado a tramitação do PLC 80, já aprovado pela Câmara dos Deputados, que assegura a obrigatoriedade da participação da advocacia em todas mediações no âmbito do Sistema de Justiça, evitando que os jurisdicionados fiquem desassistidos de orientação jurídica nas mediações e conciliações extrajudiciais, especialmente nos CEJUSC’s (Centros de Conciliação do Poder Judiciário).

“Estamos buscando medidas para garantir o respeito ao direito de defesa dos cidadãos brasileiros. Ao tolher o uso da palavra pela advocacia, o direito de voz do cidadão é violado. Ao serem deflagradas normativas nos Tribunais que permitem mediações e conciliação sem a presença da advocacia, estamos falando em deixar os cidadãos, especialmente os hipossuficientes, desassistidos juridicamente. Por isso, vamos em busca do apoio necessário dos nossos legisladores para combater retrocessos e quaisquer afrontas ao amplo direito de defesa dos jurisdicionados”, explicou o vice-presidente nacional da OAB, catarinense Rafael Horn.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%