Número de Laqueaduras e Vasectomias aumenta após implantação de nova lei

Foto: Agência Brasil/ Divulgação

A secretaria do Estado de Santa Catarina registrou um aumento considerável no número de Laqueaduras e Vasectomias neste ano, entre os meses de Janeiro e Agosto. Isso se deve à implantação da lei 14.443, que modifica as exigências para a realização dos procedimentos no âmbito do planejamento familiar.

Uma das principais alterações é que não é mais necessário o aval do cônjuge para a sua realização. Além disso, a idade mínima exigida para que se possa submeter a uma laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos e não há limite de idade para mulheres que já tenham ao menos dois filhos.

As alterações, que completaram seis meses no último dia 5, fizeram com que os números de laqueaduras e vasectomias crescessem 58% e 83%, respectivamente.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, autora da lei, destaca que esse avanço é importante pois conseguiu tirar muitos pacientes das filas de espera para a realização de cirurgias eletivas. “Estamos tirando esses pacientes da fila de espera e dando direito e opção à família a também ter direito a esse método contraceptivo, que é um método definitivo”, completa.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%