A prefeitura de Florianópolis está implementando um novo sistema para facilitar o acesso a todas as grávidas do município a atendimentos e tratamentos de intercorrências ginecológicas e obstétricas em gestantes de risco habitual ou de baixo risco, durante todo o período gestacional. A medida de territorialização consiste em designar uma maternidade correspondente para cada uma das gestantes, em consonância com o Centro de Saúde de referência já estabelecido. A estratégia contempla as maternidades do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) e a Carmela Dutra.
A disposição foi planejada levando em consideração alguns fatores cruciais, como: o percentual de gestantes em cada região do município, a distância entre as unidades e as maternidades em questão, bem como a capacidade de atendimento dessas instituições. O novo sistema estabelecido já está em vigor na rede de saúde pública do município, conforme a seguinte disposição:
– Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina: gestantes pertencentes aos Centros de Saúde Carianos, Costa da Lagoa, Costeira do Pirajubaé, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares, Alto Ribeirão, Armação, Caieira da Barra do Sul, Campeche, Canto da Lagoa, Saco Grande, Saco dos Limões, Trindade, Pantanal, Córrego Grande, Itacorubi e João Paulo.
– Maternidade Carmela Dutra: gestantes pertencentes aos Centros de Saúde Agronômica, Centro, Monte Serrat, Prainha, Abraão, Balneário, Capoeiras, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Novo Continente, Sapé, Vila Aparecida, Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Capivari, Jurerê, Ingleses, Ponta das Canas, Ratones, Rio Vermelho, Santinho, Santo Antônio de Lisboa, Tapera, Vargem Pequena e Vargem Grande.