O novo comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, André Rodrigo Serafim, assumiu o comando na última sexta-feira (17), após receber o cargo do ex-comandante Dhiogo Cidral de Lima. Entre as ações que ele promete fazer está o combate ao furto de fios de eletricidade. Ele comenta que para fazê-lo é necessário coibir também o narcotráfico e a receptação de entorpecentes na cidade, já que os furtos tem relação direta com o tráfico. Muitas das pessoas que furtam são dependentes químicos e praticam o delito para depois vender e utilizar o dinheiro para comprar drogas, segundo o comandante.
Ele cita também que a maioria dos infratores são imigrantes, por isso o acompanhamento dessas pessoas por parte da assistência social é importante para diminuir a incidência de furtos. Outra ação importante que será recomendada na nova gestão é a internação compulsória de dependentes químicos e pessoas com necessidade de atendimento psiquiátrico que praticam esses delitos.
Em relação aos furtos em geral, ele destaca que é importante que cada delito seja registrado, para que a polícia possa ter essa “mancha criminal” e saber em que local há a maior incidência de crimes. Por fim ele cita que essa questão é muito mais que uma questão de responsabilidade da Polícia, mas que a população também precisa ajudar, principalmente denunciando os delitos.