Nova realidade no transporte: Florianópolis avança na implementação do modal marítimo

Nova realidade no transporte: Florianópolis avança na implementação do modal marítimo
Foto: Eugênio Lopes/Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis deu mais um passo rumo à implantação do transporte marítimo na Capital. Nesta semana, representantes da administração municipal se reuniram com equipes da Prefeitura de Vitória (ES) para conhecer de perto o modelo em operação na Capital capixaba, que deve servir de referência para a estruturação do serviço na cidade catarinense.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A demanda por transporte hidroviário é antiga em Florianópolis. Atualmente, o município estuda as características e a viabilidade do modal para subsidiar a elaboração de um edital de licitação, com vistas à futura implementação.

Na última terça-feira (5), uma reunião entre diversas secretarias municipais, coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, marcou o início da agenda técnica com os capixabas. À tarde, houve uma vistoria em campo para avaliação de possíveis pontos de implantação de terminais, como o bairro Abraão, Parque de Coqueiros, trapiches da Beira-Mar Norte e do João Paulo, além de Canasvieiras.

Já na quarta-feira (6), a comitiva pôde aprofundar o entendimento sobre a operação do sistema em Vitória. Foram discutidos aspectos como o funcionamento das linhas, definição de horários, tipos de embarcações utilizadas, desempenho do serviço e estratégias de integração com outros modais.

O intercâmbio técnico foi encerrado com uma reunião virtual com o subsecretário estadual de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, Leo Carlos Cruz. As equipes envolvidas seguirão colaborando no acompanhamento e desenvolvimento do projeto em Florianópolis.

O que está sendo planejado

A proposta da Prefeitura é estabelecer uma conexão eficiente entre o Continente e a Ilha de Santa Catarina, com um sistema que opere de forma integrada aos demais modais de transporte urbano.

Inicialmente, os terminais seriam instalados na região continental, no Centro e em áreas próximas. Em etapas futuras, o serviço deverá se expandir rumo ao Norte da Ilha, com paradas previstas em bairros como Santo Antônio de Lisboa, Jurerê e Canasvieiras, entre outros pontos estratégicos.

Durante os dias úteis, o transporte marítimo será voltado principalmente à população local, com tarifas acessíveis e integração com o sistema público existente. Já nos fins de semana, as linhas devem priorizar o turismo, com uma estrutura tarifária diferenciada e foco na sustentabilidade financeira da operação.

Próximos passos

Embora ainda não haja uma data definida para o início das operações, a Prefeitura trabalha com prazos estimados para acelerar o processo.

“Nosso objetivo é ter um estudo preliminar finalizado em até 60 dias que nos dê informações sobre a contratação, obras necessárias, etc. Com isso, será possível prosseguir para um estudo detalhado, que vai embasar o edital a ser finalizado ainda neste semestre, avançando depois para a abertura de licitação”, explica o secretário de infraestrutura e manutenção da cidade, Rafael Hahne.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%