Nova espécie de dinossauro é descoberta por pesquisadores de universidade catarinense

Foto: divulgação / Museu Nacional

Pesquisadores da Universidade do Contestado de Mafra descobriram uma nova espécie de dinossauro no noroeste do Paraná, o Berthasaura leopoldinae, de porte pequeno, com aproximadamente 1 metro de comprimento. A pesquisa começou em 2011, e o fóssil agora divulgado já é considerado o mais bem preservado do período cretáceo, encontrado no Brasil. O Museu Nacional do Rio de Janeiro também teve pesquisadores envolvidos na descoberta.

O local conhecido como “Cemitério dos Pterossauros” fica em Cruzeiro do Sul, cidade a 530 km de Curitiba. “Na última década, dezenas de fósseis foram coletados nessa região, o que levou à descrição de novas espécies, particularmente de pterossauros. Essa nova descoberta de um dinossauro, o segundo da região, mostra a importância daquele sítio fossilífero que chamamos de Cemitério dos pterossauros.”

Além da nova espécie, foram encontrados outros tipos de fósseis, que estão sendo estudados pela equipe de pesquisa. Luiz Carlos Weinschütz, um dos catarinenses que assinam o estudo, concedeu entrevista à Jovem Pan News Florianópolis e detalhou como foi o processo da descoberta.

Confira abaixo a entrevista completa




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%