A nova diretoria da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) foi oficialmente empossada para a gestão 2024-2026 na quinta-feira (10), em cerimônia no Teatro do CIC, em Florianópolis.
Cerca de 600 pessoas estiveram reunidas no evento, entre associados da Acate, representantes do ecossistema da tecnologia, líderes de entidades de classe e representantes dos três poderes do governo para uma celebração de um setor em constante crescimento e que gera mais de 80 mil empregos em Santa Catarina.
A cerimônia marcou o início da gestão da nova diretoria, que tem à frente Diego Brites Ramos como presidente. Ele sucede o empresário Iomani Engelmann, que presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos, entre 2020 e 2024, e que assume agora a presidência do Conselho Deliberativo da Acate.
Ramos ocupou a posição de vice-presidente de Relacionamento da entidade nos últimos quatro anos, é diretor geral da Teltec Solutions, e é também vice-presidente de Sustentabilidade da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).
Com foco em tornar Santa Catarina player global de inovação, a nova gestão da Acate tem, entre os objetivos, a missão de ampliar a internacionalização da tecnologia catarinense, ao mesmo tempo em que fortalece os laços com os governos estaduais e federal.
“Se, por um lado, temos a consciência que hoje a tecnologia é a maior direcionadora do progresso mundial, por outro lado, o país ainda tem um longo caminho a percorrer se quisermos aproveitar essa oportunidade tecnológica secular. Nossa referência precisa ser o mundo”, afirmou o novo presidente.
O evento contou com a presença do fundador e primeiro presidente da Acate, José Fernando Faraco, que iniciou a associação com dez empresas em 1986, em Florianópolis. Ele foi homenageado em nome de todos os ex-presidentes da associação.