Nível dos rios começa a subir e Itajaí tem pontos de alagamento

Nível dos rios começa a subir e Itajaí tem pontos de alagamento
Foto: Ariel Silva/Reprodução/Jovem Pan News

As equipes da Defesa Civil de Itajaí, Balneário Camboriú, Brusque, Penha, Camboriú e demais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina estão de prontidão por conta da previsão de fortes chuvas neste sábado (7).

Em Itajaí, a manhã começou com chuva fraca e intervalos, porém já aumentou de intensidade e há previsão de tempestades num curto espaço de tempo.

A expectativa é que a chuva se mantenha ao longo do dia, com acumulados que podem chegar a 40 mm.

Os níveis dos rios em Itajaí estão aumentando lentamente e a orientação é que a população que more em áreas mais baixas fique em alerta.

A avenida Oswaldo Reis, em Itajaí, já registrou pontos de alagamentos nesta manhã. O bairro Cidade Nova também.

Balneário Camboriú

Nas últimas 12 horas, foi registrado um acumulado de 1.8mm de chuva em Balneário Camboriú.

Ao longo de sexta-feira (6), não houve registro de novas ocorrências e precipitações significativas. O nível do Rio Camboriú marca 1,66m.

Defesa Civil continua reforçando o alerta de fortes chuvas previstas para este sábado e domingo (8), principalmente para moradores de áreas ribeirinhas e encostas.

Neste sábado (7), todos os setores responsáveis se reunirão na prefeitura, junto ao gabinete, em um plantão que visa a rápida tomada de decisões em caso de necessidade.

Defesa Civil, Obras, Inclusão Social, Segurança, Agentes de Trânsito e demais setores municipais estarão de prontidão, garantindo ações como limpeza urbana, desobstrução de bocas de lobo, segurança viária e organização de abrigo. A Defesa Civil segue monitorando a situação na cidade.

Brusque está otimista

A primeira reunião do Grac (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas), instituído pelo prefeito André Vechi, no fim de tarde desta sexta-feira (6), terminou com projeções climáticas positivas, que contrapõem informações alarmistas divulgadas recentemente pela Defesa Civil e meteorologistas.

Edevilson Cugiki, agente de Defesa Civil, mostrou diversos modelos climáticos para os próximos três dias. Em seu relato, ele abordou as previsões mais otimistas e, também, as mais pessimistas para a bacia hidrográfica de Brusque. Todas elas, até o momento, não apontam para a ocorrência de enchentes na cidade.

“A nossa realidade é muito diferente da bacia que alimenta o município de Blumenau”, explica Cugiki. “A de Blumenau é muito maior que a nossa, que compreende os municípios de Vidal Ramos, Presidente Nereu Ramos, Botuverá e Brusque. As previsões do tempo da Defesa Civil do estado e da Epagri-Ciram mostram uma melhora significativa na previsão para o município e para a região”, complementa.

O servidor explica, ainda, que é esperado um acumulado de pouco mais de 137 milímetros de chuva, espaçados em três dias. Para se ter uma ideia, na última quarta-feira (4), quando o rio Itajaí Mirim saiu de sua calha, foram mais de 100 milímetros de chuva em oito horas.

Com informações do Portal ND+. 



  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%