Laurentino e Rio do Oeste iniciam trabalho de limpeza após enchente que atingiu as cidades

Nível do rio diminui e lama toma conta das ruas de Laurentino e Rio do Oeste
Foto: Prefeitura de Rio do Oeste/Divulgação

Apenas nesta terça-feira (21) que Laurentino e Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, tiveram a maior parte das áreas urbanas livres da cheia do rio Itajaí do Oeste. Muitos moradores aproveitaram o tempo de sol para fazer a limpeza dos imóveis atingidos pelas enchentes.

Em Laurentino, imagens de câmeras de segurança divulgadas pelas redes sociais da prefeitura mostram a grande quantidade de lama e lodo que inclusive até já estava seco nas principais vias centrais da pequena cidade.

Na terça-feira (21), segundo a prefeitura, foi grande o trabalho de limpeza, remoção de barreiras e árvores, para o reestabelecimento do tráfego. O trabalho continua nesta quarta-feira (22).

Mais de mil pessoas ficaram desalojadas e cerca de 214 desabrigados. Estruturas de acolhimento foram montadas no Salão Íl Guarany e no Ginásio Municipal de Esportes. Boa parte das famílias desabrigadas permanece nestes locais, já que há risco para mais chuva nos próximos dias.

Por volta das 8h30 da manhã desta quarta (22), o nível do rio Itajaí do Oeste em Laurentino estava na marca de 6,91 metros. Durante o pico da cheia, no último sábado (18), o rio chegou a 13,39 metros de altura na cidade às 08h da manhã.

Foto: Prefeitura de Rio do Oeste/Divulgação

Segundo nota meteorológica emitida pela Defesa Civil do Estado, ainda há risco de novos temporais para a região do Alto Vale. A limpeza das residências, comércio e prestadores de serviço podem ser feitas, mas a recomendação não é voltar em definitivo.

Em Laurentino, as aulas na Escola de Educação Básica Tereza Cristina, Escola Municipal Honorata Stéddille acontecem de forma remota. Os centros de educação infantil estão em regime de plantão, exceto o CEI Infância Feliz.

Na saúde

Na área da saúde, os atendimentos do Posto de Saúde do Centro de Laurentino continuam sendo feitos em um novo espaço, no Prédio da Secretaria da Educação, ao lado do Ginásio Municipal.

A distribuição de medicamentos pela Farmácia Municipal é feita no mesmo local, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%