A semana começou com nevoeiros isolados no interior de Santa Catarina. No litoral, um extenso nevoeiro marítimo marca presença entre a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o mar.
A Defesa Civil de Santa Catarina explica que a imagem do satélite GOES-16 destaca essa condição, evidenciando que a maior parte do nevoeiro está sobre o oceano, afetando as regiões costeiras e impactando a visibilidade, principalmente na navegação aérea da região.
A central de monitoramento da Defesa Civil ainda alerta que, além dos nevoeiros, a fumaça das queimadas na região Centro-Oeste e Norte do Brasil ainda gera influência em Santa Catarina.
Isso tem deixado o ar mais seco no estado. No interior, a percepção da fumaça é maior, contribuindo para a diminuição da visibilidade e piora na qualidade do ar, com umidade relativa podendo ficar próxima ou abaixo de 30% durante a tarde.
Nas próximas horas, a tendência é que o nevoeiro marítimo perca força nas áreas próximas ao litoral, melhorando a visibilidade. No entanto, durante a noite, há condições para a formação de novos nevoeiros nas áreas de vale e próximas ao litoral.
A previsibilidade de duração e ocorrência de um nevoeiro é incerta, por isso, é importante redobrar os cuidados e respeitar as normas de trânsito específicas para esta condição.
Recomendações da Defesa Civil:
– Para motoristas: Reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente.
– Para navegantes: Consultar as atualizações meteorológicas e planejar rotas alternativas se necessário.
– Para a população em geral: Evitar atividades físicas intensas ao ar livre em áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios.