Mais de 200 voluntários se uniram em prol do meio ambiente neste sábado (16), para um mutirão de limpeza de resíduos descartados de forma irregular na orla da Beira-Mar São José, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.
Foram recolhidos mais de 500 quilos de lixo pela comunidade josefense, secretários municipais e servidores.
Participaram da atividade, que iniciou às 9h e foi até às 12h, equipes da Prefeitura de São José, da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Quantum Engenharia e membros do Movimento Lixo Zero de São.
O mutirão se encontrou por volta das 8h30 no bolsão de estacionamento ao lado do novo banheiro autolimpante de São José e realizaram a limpeza de quase 1,5 quilômetros da orla. Os voluntários recolheram bitucas de cigarro, garrafas, latas, vidros, sapatos, seringas, entre outros objetos, como colchões.
Todos os participantes do mutirão receberam materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. O prefeito Orvino Coelho de Ávila, prestigiou o evento e destacou que “o Dia Mundial da Limpeza é celebrado no dia 16 de setembro, mas deve ser praticado durante todo o ano. Queremos que as pessoas sintam que a responsabilidade de cuidar do lixo é compartilhada entre Poder Público e a população. Então, o mutirão com esses parceiros, além de recolher o lixo, serve como conscientização”.
A primeira-dama do município, Sandra Mikulski, também enalteceu a importância da iniciativa da Prefeitura e parceiros. “É uma ação importante e será continuada pela Prefeitura por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Todo mês vamos nos organizar para recolhermos o lixo e darmos um presente ao meio ambiente”, afirmou.
A iniciativa é realizada em vários países no terceiro sábado do mês de setembro. A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com foco no objetivo 14, que trata sobre a vida na água, e também com o Movimento Lixo Zero para o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos recicláveis e orgânicos, reduzindo os materiais enviados para o aterro sanitário.
Ao final do mutirão, uma equipe separou o que era vidro para depositar nos contentores, os plásticos e papeis para o Ecoponto, instalado no mesmo bolsão, e as tampinhas de garrafa para o projeto Ecopet. Durante o evento, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuiu mudas de árvores nativas aos interessados.
De acordo com a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Brasil, uma nova ação será desenvolvida na limpeza da orla da Beira-mar de São José, em outubro, durante a semana do lixo zero. “O intuito é de conscientizar as pessoas para o descarte regular. Temos dois Ecopontos, o Ponto de Entrega Voluntário (PEV), locais de descarte correto de resíduo e ainda a coleta de grandes volumes”, concluiu.