A PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) está realizando mais uma ação de combate à dengue no Estado. Nesta semana, a corporação mobilizou o efetivo administrativo na execução de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, atuando diretamente na fiscalização e remoção de prováveis logradouros do inseto nas unidades militares.
O boletim epidemiológico sobre o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), deste ano, revela que 47 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue. Além disso, o relatório revela que 69 municípios apresentam médio risco e 34, baixo risco.
Os resultados do LIRAa auxiliam a entender o cenário de transmissão das arboviroses no estado. Neste sentido, a PMSC reforça que a melhor estratégia para evitar a Dengue e outras arboviroses também transmitidas pelo Aedes aegypti (Zika e Chikungunya) é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, que vem a ser qualquer recipiente que possa acumular água parada.
Todas as unidades militares estão sendo submetidas a inspeções semanais em suas instalações físicas. O objetivo é prevenir a existência de possíveis focos que possam comprometer a integridade e eficiência das unidades, reforçando o compromisso da corporação com a segurança e bem-estar dos membros.