A inauguração do Multi-Hospital de Florianópolis, que está em andamento no espaço do antigo terminal do aeroporto, no bairro Carianos, está prevista para a segunda quinzena de maio, de acordo com estimativas da Prefeitura da Capital.
Com quase 15 mil metros quadrados, a estrutura é vista com grande entusiasmo pela atual administração. A UPA Sul, que deverá ser transferida para o novo complexo, será o último equipamento a ser desativado.
O prefeito Topázio Neto (PSD) destaca que uma eventual reforma no prédio da UPA Sul seria muito mais custosa do que todo o investimento feito até aqui no primeiro hospital municipal. No Multi-Hospital, a estimativa é de que sejam feitos mil atendimentos por dia e 500 cirurgias eletivas por mês.
Serão procedimentos de baixa e média complexidade (como ortopédicas, de hérnia, vasectomia, entre outras), consultas especializadas e exames diagnósticos (endoscopia, colonoscopia, tomografia, por exemplo).
O Complexo também vai contar com atendimento em saúde mental disponível 24 horas por dia, inclusive com estrutura de internação; Centro Oftalmológico e Ótica Pública, além de uma Unidade de Pronto Atendimento. Haveria, ainda, um espaço de acolhida para receber mulheres vítimas de violência.