A partir desta sexta-feira (24), o Multihospital de Florianópolis passa a oferecer cirurgias para correção de catarata, um dos procedimentos oftalmológicos mais comuns e seguros na área oftalmológica. A intervenção, que visa resolver o problema da visão turva, estará disponível para todos os pacientes atendidos na unidade e que necessitam de encaminhamento cirúrgico.
Segundo o secretário de saúde de Florianópolis, Almir Gentil, o Multihospital já oferece uma linha completa de cuidado em oftalmologia, desde consultas iniciais até a possibilidade de cirurgias.
“Dentro do Multihospital nós temos toda a linha de cuidado de oftalmologia. Então o paciente entra para uma consulta de oftalmologia, pode solicitar e receber óculos através da nossa Ótica Pública, e, em casos mais delicados, pode chegar até o procedimento operatório, tudo dentro da unidade. A resolução dos casos de Catarata fica dentro dessa dinâmica do cuidado”, explica o secretário.
O procedimento de correção, conhecido como facoemulsificação, consiste na remoção da opacidade causada pela catarata e sua substituição por uma lente artificial. A expectativa é realizar em média 30 cirurgias por dia, com o objetivo de zerar, nos próximos três meses, a fila de espera, que atualmente é de cerca de 900 pacientes.
Além disso, intervenções adicionais, como a capsulotomia yag laser, também poderão ser realizadas no local, caso necessário. A cirurgia é realizada por oftalmologistas cirurgiões, em regime ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação.
Gentil ressaltou a importância do tratamento precoce, afirmando que a cirurgia proporciona uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, que passam a ter uma visão mais clara e nítida.