Multas, guinchos e desprezo: ação da Guarda revolta setor que sustenta a comunicação da Capital

multas-guinchos-e-desprezo-acao-da-guarda-municipal-revolta-setor-que-sustenta-a-comunicacao-da-capital
Foto: Jessica Schimidt/Reprodução

Uma operação da Guarda Municipal de Florianópolis gerou revolta na manhã desta quinta-feira (24), ao surpreender trabalhadores da comunicação no Morro da Cruz com a remoção de veículos particulares. Com o apoio de dois grandes guinchos previamente posicionados, a GM multou e recolheu diversos carros, mesmo diante da conhecida ausência de estacionamento adequado no local.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A medida foi considerada desrespeitosa por profissionais que atuam nas torres de rádio e televisão instaladas no alto do morro. Muitos estavam em pleno expediente e sequer conseguiram retirar seus veículos a tempo.

multas-guinchos-e-desprezo-acao-da-guarda-municipal-revolta-setor-que-sustenta-a-comunicacao-da-capital1
Foto: Juan Bonifácio/Reprodução

A operação causou paralisação de atividades e deixou equipes sem suporte técnico, afetando transmissões e compromissos profissionais. Para muitos, a ação da Guarda representa falta de sensibilidade e planejamento, especialmente diante da importância do Morro da Cruz como polo de telecomunicações da Capital.

Segundo um Guarda Municipal presente na operação, os veículos estacionados em frente à sede da Jovem Pan deveriam manter uma distância da rua suficiente para permitir a passagem de uma pessoa em cadeira de rodas. A exigência, no entanto, contrasta com a própria situação da via, que não possui calçadas ou espaço adequado para isso, obrigando pedestres a circularem pelo asfalto, como é possível observar na imagem abaixo.

multas-guinchos-e-desprezo-acao-da-guarda-municipal-revolta-setor-que-sustenta-a-comunicacao-da-capital2
Foto: Juan Bonifácio/Reprodução

Até o momento, nenhuma solução ou alternativa de estacionamento foi apresentada pela Prefeitura ou pela Guarda Municipal. A atitude é vista por trabalhadores do setor como punitivista e desconectada da realidade de quem mantém a comunicação no ar todos os dias.

A categoria pede imediato diálogo com o poder público e a suspensão de ações semelhantes até que haja regulamentação adequada para o uso da área por veículos de trabalho.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%