A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis iniciou nesta terça-feira (5), a Segunda Mostra Cultural de Núcleos de Educação Infantil Municipais. A edição acontece todos os dias, das 12h às 18 horas, até o dia 29 de Setembro e é indicada para todos os públicos. Participam das iniciativas os núcleos de educação infantil Barreira do Janga (Saco Grande), Pequeno Príncipe (Morro das Pedras), Professora Maria Barreiros (Coloninha), Campeche (Campeche), Doralice Maria Dias (Vargem do Bom Jesus), Doralice Teodora Bastos (Canasvieiras), Jardim Atlântico (Jardim Atlântico), Vila União (Vargem do Bom Jesus) e Irmão Celso (Agronômica).
Os projetos impulsionam debates sobre a perspectiva inclusiva por meio de Libras, da preocupação com o futuro a partir de propostas de sustentabilidade, da construção de identidade coletiva, da manutenção e ressignificação da tradição através das brincadeiras, dos brinquedos e espaços que são ofertados às crianças, da experiência sensorial com a natureza e da cidade e sua história.
A partir do dia 11 de setembro, próxima segunda-feira, serão promovidas rodas de conversa, oficinas e projeção de vídeo tendo como local a sala do Educativo do Museu de Florianópolis, também localizado na Praça XV, número 214.
Segundo a secretária municipal de Educação, Fabricia Luiz Souza, a exposição tem o objetivo de mostrar aos visitantes o que é vivido nos núcleos de educação infantil e refletir a respeito da infância e do princípio educativo da inclusão. Além de expressar cultura, arte e as experiências das crianças nas unidades da rede municipal de ensino.