Moradores de São José denunciam casos de crueldade extrema contra cães

Moradores de São José denunciam casos de crueldade extrema contra cães
Foto: Paraná Contra Maus Tratos/Instagram

Moradores de São José, na Grande Florianópolis, têm denunciado casos chocantes de crueldade contra animais. Desde fevereiro, pelo menos seis cães foram encontrados decapitados na Praia da Ponta de Baixo, no bairro Praia da Enseada de Brito, região central da cidade. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar os crimes.

As ocorrências seguem um padrão: todos os cães têm pelagem preta e foram encontrados parcialmente enterrados, com as cabeças e patas removidas. A principal suspeita é de que os atos tenham ocorrido durante a madrugada.

“Nunca lidei com uma maldade tão pura, de causar tanto sofrimento ao animal. Possivelmente, a decapitação foi feita com o animal ainda vivo, com objetivo de tortura”, afirmou Francisco Luís Koch, presidente da ONG Proteção Unida SC.

Os corpos dos cães foram encaminhados para perícia, que deve determinar as circunstâncias exatas da morte. A investigação tem prazo de 30 dias para ser concluída.

Crime pode levar a até cinco anos de prisão

Com a Lei 14.064/2020, autores de maus-tratos a cães e gatos podem receber pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e perda da guarda do animal.

A medida alterou a Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora e prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais. A nova legislação, portanto, aumentou a pena para casos como o dos cães decapitados.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%