Moradores da Trindade enfrentam dificuldades para acesso a atendimento odontológico no posto de saúde

Moradores da Trindade enfrentam dificuldades para acesso a atendimento odontológico no posto de saúde
Foto: Reprodução/Internet

Ao procurar atendimento odontológico no Centro de Saúde da Trindade, em Florianópolis, um morador da região que precisava restaurar um dente quebrado, recebeu uma resposta automatizada: “No momento, estamos agendando apenas casos de urgência”. A cena, cada vez mais comum desde abril, revela a dificuldade crescente para conseguir uma consulta de rotina na unidade de saúde ao lado do TITRI (Terminal Integrado).

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Segundo relatos de usuários, os atendimentos odontológicos no local estão suspensos há pelo menos três meses, por falta de profissionais. Com a rede pública sem opções, alguns pacientes têm buscado alternativas em clínicas particulares, arcando com os custos ou, quando possível, negociando descontos.

A situação persiste até o final de julho. Em nova tentativa de agendamento realizada na segunda-feira (28), a unidade de saúde da Trindade seguia informando que apenas atendimentos de urgência estavam sendo aceitos. A justificativa dada aos usuários continua a mesma: afastamento de profissionais.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que o atendimento odontológico na unidade funciona normalmente. De acordo com o órgão, três dentistas estão lotados no local, sendo que dois estariam em plena atividade, com carga horária de 40 horas semanais. Sobre o terceiro profissional, a pasta não forneceu detalhes, limitando-se a dizer que, se não está atendendo, é porque se encontra ausente.

A Prefeitura informou ainda que pretende contratar seis novos dentistas para reforçar a rede pública, mas não detalhou em quais unidades esses profissionais serão alocados, nem quando devem começar a atuar.

Confira, na íntegra, a nota oficial encaminhada pela Prefeitura de Florianópolis:

“A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando o cuidado e atendimento à população com um conjunto de ações, que inclui a contratação de seis novos dentistas para a rede municipal, o recente chamamento de médicos e enfermeiros e a chegada de equipes volantes prevista para agosto. O Centro de Saúde da Trindade, por exemplo, conta com três profissionais lotados, sendo dois com carga horária de 40 horas semanais em atividade. Além disso, está em planejamento uma proposta piloto para implantação da “equipe zero”, voltada exclusivamente ao atendimento de urgências e emergências, garantindo maior no cuidado de situações agudas. A Secretaria também reforça a importância do uso do Alô Saúde, serviço gratuito e disponível 24 horas por telefone, videochamada ou chat, que oferece orientação, triagem pré-clínica e informações em saúde.”

Enquanto as medidas anunciadas não saem do papel, os moradores da Trindade seguem enfrentando obstáculos para acessar serviços básicos de saúde bucal. A única alternativa oferecida segue sendo o atendimento de urgência.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%