Uma moradora de Florianópolis denunciou no X, antigo Twitter, a falta do contraceptivo Acetato de Medroxiprogesterona no serviço de saúde pública do município. A reportagem da Jovem Pan News entrou em contato com a jovem que falou da tentativa frustrada, por falta de estoque, de adquirir o medicamento na Policlínica Mulher e da Criança, no Centro, e no Centro de Saúde do Córrego Grande no último mês.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que a compra de todos os medicamentos, inclusive contraceptivos, é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que teve dificuldades na compra do item em questão. A recomendação dada pela pasta para aqueles que apresentarem a mesma dificuldade é entrar em contato com a equipe de Saúde da Família para verificar a possibilidade de utilização de outros métodos contraceptivos fornecidos ou retirem, também de forma gratuita, nas farmácias credenciadas com o programa Farmácia Popular do Brasil.
CONFIRA A NOTA COMPLETA:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a responsabilidade de compra do medicamento, assim como os demais contraceptivos, é do Ministério da Saúde, que apresentou entraves no processo de aquisição deste item. A orientação é que os usuários entrem em contato com a equipe de Saúde da Família para verificar a possibilidade de utilização de outros métodos contraceptivos fornecidos ou retirem, também de forma gratuita, nas farmácias credenciadas com o programa Farmácia Popular do Brasil.