
Na tarde de terça-feira (25), o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano, recebeu a visita institucional do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin, acompanhado do ministro Joel Ilan Paciornik e do secretário-geral da Presidência do STJ, Juiz Carl Olav Smith. O encontro aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, durante a passagem dos magistrados federais pela Capital catarinense.
Fábio Trajano expressou grande honra pela visita de Benjamin, destacando que foi a primeira vez na história que o Ministério Público catarinense recebe a presença de um Ministro Presidente do STJ. Ele também elogiou a atitude republicana de Benjamin ao visitar as instituições de justiça de Santa Catarina e agradeceu pela oportunidade de ter uma conversa produtiva, apresentando pleitos e sugestões para aprimorar o trabalho do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
“Somos muito gratos pela visita. Tivemos uma conversa muito transparente e produtiva, aproveitando a oportunidade para fazer alguns pleitos e sugestões que efetivamente servirão para melhorar o trabalho do MPSC no atendimento da sociedade. Muito obrigado, presidente, por essa oportunidade de ouro”, manifestou.
O presidente do STJ afirmou que a visita faz parte de um roteiro por vários estados brasileiros, com o objetivo de promover a interação entre o STJ e as instituições de justiça locais. Ele também elogiou a atuação do Ministério Público catarinense, especialmente nas áreas de proteção do consumidor e questões ambientais.
“Tenho uma admiração muito grande pelo Ministério Público catarinense e pelos seus integrantes. Deixo o meu abraço a todas as Promotoras e Promotores, Procuradoras e Procuradores de Justiça que integram esta Instituição pela qual eu tenho muito carinho”, concluiu.
O Ministro Joel Ilan Paciornik, que atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – com alcance dos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná – também manifestou alegria ao visitar o Ministério Público catarinense. “Como disse o Presidente Herman Benjamin, sou oriundo da magistratura federal da quarta região e me sinto também um representante do Tribunal da Federação do Estado de Santa Catarina. É uma honra estar aqui, por isso quero agradecer ao Doutor Fábio Trajano, que nos recebe de uma forma tão acolhedora, e dizer que em pouco tempo pudemos falar de temas que interessam muito ao relacionamento do STJ com o Ministério Público”, reconheceu.
Após o encerramento das atividades, as autoridades se reuniram no Devito Cucina Italiana, no Centro da cidade, conhecido por ser ponto de encontro de grandes personalidades.