
Referência no atendimento obstétrico e neonatal em Santa Catarina, a Maternidade Carmela Dutra, localizada no Centro de Florianópolis, passará por obras de revitalização a partir de agosto. A intervenção vai contemplar os setores de emergência, radiologia e ultrassonografia da unidade, que realiza em média 300 partos por mês.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a reforma é orçada em R$ 500 mil e deve ser concluída até novembro. Esta será a primeira grande intervenção na estrutura de emergência da maternidade em 15 anos.
Durante as obras, o setor de emergência será temporariamente transferido para o posto de enfermagem I, acessível pela entrada principal da Rua Irmã Benwarda. Os serviços incluem troca da manta vinílica do piso, atualização das redes hidrossanitárias, reparo de infiltrações, instalação de novas esquadrias e divisórias, além de manutenção do forro e nova pintura.
Atendimentos serão priorizados para gestantes e emergências obstétricas
Durante o período de reforma, a unidade manterá o atendimento prioritário para gestantes e casos de emergência obstétrica, como:
- Contrações frequentes;
- Perda de líquido amniótico;
- Sangramento moderado ou intenso;
- Hipertensão arterial;
- Trabalho de parto antes das 37 semanas de gestação.
A SES reforça que casos ginecológicos não emergenciais devem ser inicialmente encaminhados às UBS (Unidades Básicas de Saúde) ou UPAs, e, se necessário, referenciados à maternidade.
Além disso, atendimentos de emergência também poderão ser realizados no Hospital Universitário da UFSC, localizado no bairro Trindade.
“Pedimos a colaboração de todos para minimizarmos os impactos causados pela obra, a fim de concluí-la no menor tempo possível”, explica o diretor da Carmela Dutra, Gilberto Seemann.