Um novo alerta para a aproximação de uma massa de ar extremamente quente entre o Norte da Argentina e o Paraguai traz novas preocupações para o Santa Catarina. Após dias de chuvas sem trégua no Estado, novos episódios e eventos climáticos severos estão se desenhando para o Sul do Brasil ao longo desta terça-feira (17).
Segundo o aviso meteorológico emitido pela MetSul Meteorologia, essa massa de ar “excepcionalmente” quente contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil. Ainda, essas tempestades podem ser extremamente fortes acompanhadas de granizo e vendavais, que em alguns momentos, serão intensos e causarão danos.
Conforme o portal meteorológico, na tarde desta segunda-feira (16), as temperaturas atingiram a casa dos 45ºC na Argentina e passou dos 46ºC no Paraguai.
Ainda conforme o portal meteorológico, a massa de ar quente repercute em áreas mais a Oeste do território brasileiro. No Estado do Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraguai, as temperaturas na tarde desta segunda-feira atingiram incríveis 42,5ºC em Porto Murtinho.
No Paraná, a máxima em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, atingiu 38,4ºC. No estado vizinho, Rio Grande do Sul, mesmo castigado com as fortes chuvas dos últimos dias, o ar quente trouxe forte calor, na qual registrou na tarde desta segunda-feira, 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 32,1ºC em Porto Xavier.
Massa de ar quente deve “organizar” uma frente quente no Sul do Brasil
O ar muito quente ao avançar sobre o Rio Grande do Sul e encontrar maior umidade e ar mais ameno de um centro de alta pressão no Atlântico, acaba organizando uma frente quente com chuva intensa e temporais nesta segunda-feira. No Oeste, o avanço do ar excepcionalmente quente garantiu abertura com sol e calor.
A instabilidade ganhou muita força na madrugada da terça sobre o Norte gaúcho e Santa Catarina, com chuva forte a intensa e tempestades com alto risco de granizo e vendavais localizados.
No decorrer desta terça, o Norte gaúcho será a região do Rio Grande do Sul com maior instabilidade enquanto o risco de temporais será mais elevado sobre Santa Catarina e o Paraná, onde algumas tempestades isoladas podem ser fortes a severas com registro de alagamentos e inundações repentinas, além de danos por queda de granizo e vendavais.