A Prefeitura de Florianópolis concluiu nesta terça-feira (21) as obras de revitalização da Rua dos Ilhéus, a quarta das oito vias do centro leste a receber uma série de melhorias que garantem um novo cenário de urbanização à região.
“Atendendo a uma antiga demanda dos lojistas locais, preservando o patrimônio histórico e dando também maiores condições de acessibilidade e segurança aos usuários das vias beneficiadas, sejam eles pedestres, ciclistas ou motoristas”, reforça o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, cuja pasta conduziu os trabalhos.
Iniciadas em janeiro, as obras também já foram finalizadas no Calçadão da Rua João Pinto, e nas vias em frente à Catedral e entre as praças XV de Novembro e Fernando Machado.
No momento, a revitalização ocorre na Rua Tiradentes e no Calçadão da Rua Antônio Luz (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis), sendo que ali os términos dos trabalhos estão previstos para novembro e dezembro, respectivamente. Em janeiro, será dada continuidade às benfeitorias na Rua Nunes Machado e, depois do Carnaval, os trabalhos vão iniciar na Rua Arcipreste Paiva.
A Rua dos Ilhéus passou pela recuperação do sistema de drenagem e o pavimento da pista, que antes tinha uma pequena parte de asfalto, agora é todo de paralelepípedo e nivelado à calçada.
O passeio no lado oposto ao da Praça XV foi alargado e refeito de concreto coberto por placas de granito nos cruzamentos – tal como as novas passagens de pedestres – para garantir acessibilidade. E, junto ao estacionamento, foi implantada uma ciclofaixa até o Terminal Cidade de Florianópolis. Em breve, a via, que também já recebeu paisagismo, vai ganhar mobiliário urbano.
A revitalização do centro leste de Florianópolis conta com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, à exceção do Calçadão da Rua João Pinto. As obras estão sendo executadas pela empresa Pavicon Construções Ltda., num investimento da ordem de R$ 7,1 milhões.